LIXO
Por que, simplesmente, não cumprimos a lei?
A lei federal 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS - deu o prazo de 02 de agosto de 2014 para que os resíduos sólidos - vulgo lixo - tenha destinação final adequada ambientalmente.
Pois bem, escrevo este post no dia 12/08/2014 e nada, ou quase nada, foi feito nesse sentido. A pergunta que deve ser feita, portanto, é: Por que não cumprimos a lei? Lei não é feita para ser cumprida?
Afinal de contas, falta de prazo não pode ser alegado como justificativa, pois vão se lá, 4 anos!
Alguns veículos de comunicação estão usando o termo laissez-faire que, em francês, significa literalmente "deixa passar" - esse termo assumiu um significado no capitalismo liberal para manifestar a posição da não intervenção estatal no mercado para que esse funcione livremente. Mas, nesse caso, o significado é de descaso mesmo.
É lamentável como vemos no país boas leis que, na prática, não são cumpridas. O meio ambiente lamenta e gostaria de cobrar explicações a quem de direito.
Afinal, essa lei vai ficar só no papel? A sociedade tem de cobrar e exigir o seu direito de cidadão aos responsáveis por mais esse não cumprimento de uma lei fundamental à vida das pessoas e do planeta.
Veja, abaixo, matérias importantes a respeito.
Panorama 2013 ABRELPE
Matéria da revista Exame
Comentários
Postar um comentário