EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

No futuro, precisaremos de mais energia e mais eficiência também

 

eficiência energética
Sempre que o tema é "o futuro energético do planeta", pensamos em como produzir mais energia, de preferência de fontes limpas e renováveis. 

Pois bem, essa necessidade é real, mas não se deve pensar apenas na produção e sim na eficiência envolvida no processo. No artigo do link abaixo, esse tema é muito bem explorado com relação a um item que nos passa desapercebido e que nos dá a sensação de pouca influência no tema em questão: o "stand by" dos aparelhos do nosso cotidiano. 

A maioria das pessoas crê que esse item tem pouca ou nenhuma influência na economia de energia. 
Um estudo realizado pela AIE (Agencia Internacional de Energia) mostra que, em 2013, foram consumidos cerca de 400 TWh (Tera Watt hora) - uma unidade de energia; veja mais detalhes em  energia do dia a dia - só de "stand by".

Para se ter uma ideia do tamanho desse número, o consumo energético do Brasil, no mesmo período, foi cerca de 463,7 TWh, segundo dados da EPE - Empresa de Pesquisas Energéticas -, ou seja, o mundo está jogando fora com o "stand by" dos aparelhos domésticos o equivalente ao consumo energético de um país que é, no momento, a sétima economia mundial. Em valores monetários, esse desperdício chega a cifra de US$ 80 bi. Isso é, no mínimo, um absurdo!

Vejam a matéria do site Ambiente Energia clicando aqui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TERRA À NOITE

ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS

ENERGIA EÓLICA