ENERGIA NO DIA-A-DIA

O QUE O  kilo watt-hora MUDA EM SUA VIDA?


 É muito interessante entendermos o significado de algumas 'coisas' que estão presentes em nosso dia-a-dia. Nesse breve artigo, falaremos da unidade de energia 'kWh' (kilo watt vezes hora). Por que é importante sabermos o significado dessa unidade?
Vejamos: algumas pessoas descrevem o 'kWh', que aparece em contas de luz* ou em referências a usinas que produzem eletricidade, por exemplo, como sendo uma unidade de potência ou, até mesmo, o representam por 'kW/h' (kilo watt dividido por hora). Essa é uma confusão muito comum, mas não pode ser aceita. Todos nós temos de ter essa noção, para entendermos exatamente o que estamos pagando e quanto estamos consumindo de energia para, quando for o caso, podermos debater e discutir esse assunto.

 
energia no dia a dia
Para que isso aconteça, basta entendermos uma fórmula muito simples para não esquecermos mais o significado desta importante unidade. A fórmula é P = E / t, onde P é a potência (em watts - símbolo: W); E é a variação de energia (em watts vezes uma unidade de tempo [ut] - símbolo: W . ut); e t é a variação de tempo (em unidade de tempo - hora, minuto ou segundo).
Vamos a um exemplo prático: você deixou uma lâmpada de 100W ligada durante 5 horas em um dia do mês. Qual foi a energia consumida nesse intervalo de tempo?
Se isolarmos a energia (E) da fórmula anterior , temos E = P . t. Assim, o valor da energia consumida é E = 100W . 5 h = 500Wh ou 0,5kWh pois k = 1000. Note que a unidade é 'kW vezes hora' e não 'dividido por hora'.
Se você fizer isso durante um mês de trinta dias, consumirá 15kWh. Você pode repetir esse cálculo para todos os aparelhos que consomem energia em sua casa. Deste modo, você perceberá que os de maior potência (chuveiro elétrico, por exemplo), devem ser usados durante um intervalo de tempo menor. Se isso não for feito, eles consumirão muita energia e, portanto, aumentarão o valor a ser pago em sua conta.
A minha intenção com esse artigo foi esclarecer a diferença entre potência e energia aos que são leigos nessa área do conhecimento para que possam entender, por exemplo, o que é cobrado na sua conta de luz*.
Para finalizar: os valores que vêm marcados no corpo dos aparelhos indicam a sua potência (W). Repare que a 'sua' energia não pode ser marcada, pois ela é calculada em função do tempo de utilização do aparelho.

* O que chamamos de 'conta de luz', na verdade, é uma fatura de energia consumida durante um determinado intervalo de tempo (usualmente, um mês).






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TERRA À NOITE

ENTREVISTA

LIXO